quinta-feira, 22 de setembro de 2011

World Car-Free Day (22 Setembro)

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro.

Para saber mais:


Já faz algum tempo que venho acompanhando as notícias relacionadas a este dia, já que sou simpatizante dos movimentos que buscam difundir o uso da bicicleta como meio de transporte urbano.

Nas duas últimas semanas, registrei diversas notícias sobre os preparativos de diversas cidades brasileiras para a data de hoje.

Eis alguns deles:
Uma grata surpresa foi encontrar um cartaz alusivo à data no caminho que faço para o trabalho. Esse cartaz aí de baixo está na Av. da Cavalhada (aqui em POA) e faz parte da campanha da Marcopolo

Estão de PARABÉNS. Gostaria de ter encontrado mais desses cartazes, especialmente se fossem feitos pela prefeitura de Porto Alegre, que está se mobilizando bastante em relação à humanizar seu trânsito.


Eu me considero ainda um idealista e sonhador em muitos aspectos, tal qual um adolescente e mesmo após mais de 50 anos. Sonho com o dia que a maioria das pessoas terão optado por tornar a vida coletiva mais agradável, preocupando-se não apenas consigo e em satisfazer suas necessidades imediatistas, mas tendo em maior conta o bem estar coletivo e o futuro do planeta.

Muitos desses pensamentos são quase que permanentes em mim. Quase todos os dias notícias e observações relacionadas reforçam essas idéias. Especialmente as notícias tristes. Neste último fim de semana, por causa do feriado Farroupilha, tivemos um "feriadão" aqui no RS. Batemos o recorde de mortes no trânsito, infelizmente.

Eu gostaria de pedir a cada leitor deste texto que reflita sobre isso e que repasse ou o texto ou a idéia, para que possamos disseminar essas idéias o mais amplamente possível. OBRIGADO.

3 comentários:

  1. Também sou um defensor das ciclovias principalmente na Av Ipiranga mas que seja desde a junção até a PUC-RS.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que muitas obras na estrutura viária deverão ocorrer por causa da copa 2014.

    Eu gostaria de propor à prefeitura, de alguma forma, que toda e qualquer obra em vias perimetrais e longas, incluísse a demarcação de uma ciclovia, da mesma forma que se faz com corredor de ônibus.

    ResponderExcluir