terça-feira, 22 de março de 2011

Dicas de Viagem a San Martin de Los Andes

Localização


San Martin de Los Andes é uma cidade da província de Neuquén, parte da Patagônia Argentina, a 1500km da capital Buenos Aires. É a segunda estação de esqui mais procurada da Argentina, depois de San Carlos de Bariloche, da qual dista cerca de 120km. Também é uma região muito procurada para pesca, na modalidade Fly Fishing, onde as trutas são perseguidas.

A região ao redor de San Martin e Bariloche é conhecida como "Região dos Lagos", sendo que a estrada que liga essas duas cidades e atravessa os dois parques nacionais mais importantes e antigos (o Parque Nacional Lanín e o Parque Nacional Nahuel Huapi) é um dos principais roteiros turísticos (ao lado do vulcão Lanín). Essa estrada é conhecido como "Rota dos Sete Lagos", e passa por Villa La Angostura, outro importante pólo turístico da região.



Hospedagem

A "vocação" da cidade é essencialmente turística. Assim, hospedagem é oferecida de muitas formas, para vários gostos e disponibilidade financeira. Desde campings (para o verão), até hotéis sofisticados. Entre esses extremos, albergues, apart hotéis e cabanas.

Hotel Sieteflores - Raitrai
Nós nos hospedamos no hotel Sieteflores que fica dentro de um condomínio (Raitrai) novo, ainda em fase incial de ocupação. Demos sorte. Lugar pertinho do centro (cerca de 5km), na base de um morro com uma vista incrível para um vale aberto em frente (área do exército) e o Morro Chapelco.

Vista da janela do quarto
Esse hotel é totalmente em madeira, construção nova e muito aconchegante. Por ser um pouco afastado do centro e também por ser a filosofia do lugar, a gente praticamente não tem contato com ninguém do hotel. Houve ocasiões em que chegamos ao hotel e subimos ao quarto sem encontrar ninguém no caminho. Isso só é possível pelo altíssimo nível de segurança encontrado em toda a cidade e também pelo fato do hotel situar-se dentro de um condomínio fechado.

Morro Chapelco visto desde o Sieteflores
A diária nesse hotel foi de U$75,00 (mais 21% de impostos ao final), mas achei um preço bem razoável pela qualidade oferecida.

Aqui você encontra uma relação completa de hospedagem em San Martin.

Alimentação

Bem, repetindo, a cidade é voltada ao turismo, logo... restaurantes são abundantes. (podem rir :)

Essa região é uma área de pesca de truta e esse peixe está sempre presente em qualquer cardápio. Também há salmão, mas não sei de onde este provém.

Também é local onde a caça de cervos (veados mesmo, hehe...) é permitida (infelizmente, NMO) por temporada, e sua carne também faz parte de praticamente todo cardápio, sob diversos preparos.

Carne de javali acompanha lado a lado as opções anteriores. Não encontramos nenhum restaurante onde essas opções não estivessem disponíveis.


E claro, por tratar-se da Argentina, vinhos bons não faltam. Vinhos que não encontramos facilmente aqui. Por exemplo, tomamos um Pinot Noir da Bodega del Fin del Mundo, no restaurante Don Florencio, da safra 2009 com 14,5% de graduação, vinho excelente, por $39 pesos (menos de R$20).



Na média, gastamos cerca de R$100 por dia em restaurantes (cerca de $200 pesos), mas fazíamos apenas uma refeição principal por dia, escolhidas entre os lugares de destaque, justamente para experimentar o que a cidade oferece de bom em gastronomia. A Jane está escrevendo sobre isso, pois é a especialidade dela.

Compras

Compras? Para usufruir lá mesmo? Bah, não falta nada mesmo. Artigos esportivos, seja pesca, montanhismo, esqui, mountain bike, trekking, seja o que for. Incluindo vestuário, claro.

Lojas específicas de produtos renomados, como Salomon, North Face, Columbia, etc.

Bicicletas de montaña? Lá é o lugar. Giants, Treks, Gary Fischers, Scotts e Cannondales, entre outras. Muitos, mas muitos modelos mesmo de diversas dessas marcas.


Bem, como toda cidade turística, existe a oferta de MUITOS souvenirs. Roupas típicas da região, casacos feitos de lã de ovelha crua ou lã de alpaca, muitos trabalhos artísticos e decorativos em madeira, artigos regionais típicos, da cultura Mapuche e muitas outras quinquilharias atraentes.

Atividades Esportivas

Isso é a tônica em San Martin de Los Andes. Especialmente os chamados "Esporte de Aventura".

Muitas modalidades por lá, começando por esqui, snowboard, mountain bike, fly fishing, etc.
Segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário