Para saber mais:
Já faz algum tempo que venho acompanhando as notícias relacionadas a este dia, já que sou simpatizante dos movimentos que buscam difundir o uso da bicicleta como meio de transporte urbano.
Nas duas últimas semanas, registrei diversas notícias sobre os preparativos de diversas cidades brasileiras para a data de hoje.
Eis alguns deles:
- Ciclovia na Ipiranga - Zerohora, 05-Set
- Cadastro para Dia Mundial Sem carro no Rio - G1, 13-Set
- Passeata na Zona Sul do Rio, G1, 18-Set
- Ciclovia na Ipiranga, Zerohora, 22-Set
- A despeito do dia, trânsito lento no Rio, G1, 22-Set
- Programação do dia em Salvador, G1, 22-Set
- Apoio do Poder Público, G1, 22-Set
- Eventos Culturais Comemorativos no Rio, G1, 22-Set
- Atividades em João Pessoa, G1, 22-Set
- BH tem caminhada, G1, 22-Set
- Passeio Ciclístico em Goiânia, G1, 22-Set
Estão de PARABÉNS. Gostaria de ter encontrado mais desses cartazes, especialmente se fossem feitos pela prefeitura de Porto Alegre, que está se mobilizando bastante em relação à humanizar seu trânsito.
Eu me considero ainda um idealista e sonhador em muitos aspectos, tal qual um adolescente e mesmo após mais de 50 anos. Sonho com o dia que a maioria das pessoas terão optado por tornar a vida coletiva mais agradável, preocupando-se não apenas consigo e em satisfazer suas necessidades imediatistas, mas tendo em maior conta o bem estar coletivo e o futuro do planeta.
Muitos desses pensamentos são quase que permanentes em mim. Quase todos os dias notícias e observações relacionadas reforçam essas idéias. Especialmente as notícias tristes. Neste último fim de semana, por causa do feriado Farroupilha, tivemos um "feriadão" aqui no RS. Batemos o recorde de mortes no trânsito, infelizmente.
Eu gostaria de pedir a cada leitor deste texto que reflita sobre isso e que repasse ou o texto ou a idéia, para que possamos disseminar essas idéias o mais amplamente possível. OBRIGADO.